segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Copenhague que quase ninguém viu

Dois fotógrafos amadores estão indo a lugares em que pouca gente foi para fazer fotografias impressionantes de uma Copenhague que pouca gente conhece.

Leia mais no margarethmarmori.wordpress.com/a-copenhague-que-quase-ninguem-viu/

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Colheita cultural

A chegada do outono me mostrou mais uma razão para dizer que as crianças dinamarquesas de hoje são bem mais afortunadas do que as de gerações passadas. As férias de outono, que geralmente caem na 42a semana do ano, eram antigamente conhecidas como férias das batatas porque nesse período as crianças eram dispensadas da escola para ajudar os pais na colheita da batata.

Leia mais no margarethmarmori.wordpress.com/2011/10/25/colheita-cultural/

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Para não se perder no tempo

Pode até parecer informação do tipo cultura inútil, mas ainda assim gostaria de chamar a atenção para o fato de que estamos na quadragésima terceira semana do ano de 2011. Aqui na Dinamarca, o calendário é regido não só pelos dias e meses, mas também pela semanas que começam oficialmente na segunda-feira.

Leia mais no margarethmarmori.wordpress.com/2011/10/24/para-nao-se-perder-no-tempo/

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Apesar de ser mulher

Depois de apenas duas semanas no poder, o governo da social democrata Helle Thorning-Schmidt já conseguiu decepcionar os que torciam para que a posse da nova primeira-ministra da Dinamarca não fosse apenas um marco simbólico na luta por uma participação mais representativa das mulheres no comando do país.

Leia mais no margarethmarmori.wordpress.com/2011/10/19/apesar-de-ser-mulher/
Enhanced by Zemanta

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nova rota: mercado de luxo e mais um refúgio verde

Torvehallene, mercado no centro de Copenhague
Torvehallene, mercado recentemente
inaugurado no centro de Copenhague
Adoro mercados e feiras. Todo vez que visito uma cidade, sempre tento dar um jeitinho para visitar o mercado ou feiras da cidade. Em Copenhague eu não tinha essa opção porque a cidade simplesmente não possuía uma feira ou mercado de rua onde os moradores pudessem comprar frutas, verduras e outros alimentos diretamente do produtor. Mas semanas atrás foi inaugurado o mercado Torvehallene (mercado da praça, tradução livre), que deveria preencher essa lacuna. Gostei do mercado: são dois galpões que cobrem as “barracas” e entre eles há uma pracinha que, antevejo, vai se tornar um ponto de encontro. Mas acho que a lacuna vai continuar.

Leia mais no margarethmarmori.wordpress.com/nova-rota-mercado-de-luxo-e-mais-um-refugio-verde/
Enhanced by Zemanta

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dias quentes e históricos

Helle Thorning-Schmidt, Danish politician from...Image via Wikipedia
Primeira-Ministra
Helle Thorning-Schmidt
A Dinamarca está vivendo dias históricos. Sábado foi o dia de outubro mais quente da história dos registros meteorológicos quando a temperatura surpreendeu e chegou a 26,5 graus. A temperatura também está alta na área política. Ontem a líder dos Sociais-Democratas, Helle Thorning-Schmidt, anunciará oficialmente os nomes dos novos ministros que comporão o novo governo dinamarquês liderado por ela. O anúncio do ministério representará o retorno da centro-esquerda ao governo, depois de dez anos de governo liberal conservador e a primeira vez que uma mulher vai ocupar o cargo de Primeira-Ministra na Dinamarca.

Leia mais no http://margarethmarmori.wordpress.com/2011/10/02/dias-quentes-e-historicos/
Enhanced by Zemanta

domingo, 2 de outubro de 2011

O que uma estrangeira espera do novo governo dinamarquês

Me alegrei muito com o resultado das eleições para o parlamento dinamarquês que deram vitória à coalizão de centro-esquerda, ocorridas duas semanas atrás. No dia seguinte às eleições, me peguei pensando sobre o motivo de tanta alegria e se realmente eu deveria esperar que a mudança de governo iria de alguma maneira melhorar minha vida aqui.

Leia mais no http://margarethmarmori.wordpress.com/2011/10/02/o-que-uma-estrangeira-espera-do-novo-governo-dinamarques/