segunda-feira, 29 de junho de 2009

Seleção de todos os brasileiros

Que legal a vitória do Brasil na Copa das Confederações na África do Sul mas não posso deixar de registrar um constrangimento: a mancada do Kaka e, principalmente, do capitão Lúcio expondo suas preferências religiosas em camisetas sobre o uniforme do Brasil, como descreve o blog do Plínio Bortolotti.

Esse tipo de comportamento é uma afronta a todos os brasileiros não cristãos e ao público internacional que não compartilha da mesma crença ou que ligou a televisão para ver futebol e não para assistir proselitismo religioso.

Daqui da Dinamarca, fiquei envergonhada por tal comportamento. Quando vejo os conflitos religiosos na Europa, costumo me sentir orgulhosa de vir de um país onde a liberdade religiosa impera. Mas o comportamento dos jogadores dá uma impressão completamente errada da sociedade brasileira.

A propósito, o fato gerou notícia num dos maiores jornais da Dinamarca. Confira o link http://politiken.dk/sport/fodbold/article742698.ece do artigo entitulado “Estrelas do futebol fazem propaganda cristã” (Fodboldstjerner reklamerer for kristendommen). Na minha opinião, as fotos são constrangedoras.

Só espero que esse tipo de comportamento não acabe criando antipatia pelo time brasileiro que, normalmente, é recebido com carinho e admiração por povos de todas as crenças.

Sinceramente, acho que os dois jogadores deveriam ser advertidos.

2 comentários:

Plínio Bortolotti disse...

Margareth,
Agradecido pelo comentário em meu blog. Creio que essas coisas passam "despercebidas"; ou melhor, os comentaristas "de grife" prefererm fazer de conta que não vêem.

Margareth Marmori disse...

Pois é, Plínio. O caso continua dando pano para manga. Foi tema de reportagem e entrevistas num dos maiores canais de televisão da Dinamarca (ver http://tv2sport.dk/node/35274), em que o segretário geral da Confederação Dinamarquesa de Futebol, Jim Stjerne Hansen, critica duramente o comportamento dos jogadores brasileiros, afirmando, que não se deve misturar futebol com religião.