quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aniversário da Margrethe II

Amanhã a rainha da Dinamarca, a Margrethe II, vai comemorar seu septuagésimo aniversário em grande estilo e com uma pequena polêmica criada pelo jornal dinamarquês Ekstra Bladet que vem publicando uma série de reportagens sobre o quanto a família real custa aos pagadores de impostos do país, grupo no qual aliás estou incluída. Muitos aqui ficaram surpresos quando descobriram que manter a família da dona Margrethe é bem mais caro que que se imaginava.

A família real recebe 95 milhões de coroas dinamarquesas isentos de impostos (algo em torno de 30 milhões de reais) por ano como uma espécie se salário. Além disso, várias despesas da família, como o navio em que viajam todo ano no verão, despesas de manutenção dos castelos reais, mais 76 agentes de segurança que acompanham a rainha Margrethe, o marido dela, filhos e respectivas esposas e netos, elevam os gastos para a soma de cerca de 400 milhões de coroas dinamarquesas por ano (aproximadamente 127 milhões de reais, o dinheiro brasileiro).

Mas tudo isso não impediu que a prefeitura de Copenhague, que está em dificuldades financeiras para manter serviços públicos como creches e jardins de infância, desse um presente de 230.000 coroas à rainha. Do governo federal, o presente foi ainda maior: 300.000 coroas, que serão usadas no jardim de roseiras do castelo onde a rainha passa os meses de verão. Tenho certeza que vai ficar lindo o roseiral da rainha.

Nenhum comentário: